Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


833

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPBL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADOS NA INOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA;

Ercilia de Stefano, Nelson Francisco Favilla Ebecken;

COBENGE17

[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia

[24] 07.1. Formação mediada por tecnologia

A Educação à Distância (EAD) caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, através das inúmeras possibilidades que se disponibiliza para o aprendizado em meio às mudanças tecnológicas. EAD supera limites de tempo e de espaço, e principalmente de disponibilidade. A EAD leva a democratização do acesso ao ensino, e deve primar pela qualidade, dinamismo e estar atualizado com a linguagem do século XXI. Na educação a distância, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar da disciplina. Assim, a Educação deixa de ser concebida como mera transferência de informações e passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos pelo aluno. Associando a EAD com o PBL (Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas), o aluno aprende a ter autonomia no seu aprendizado. Através de tecnologias de Inteligência Artificial aliadas a metodologia do PBL, é possível desenvolver ainda mais a inteligência dos alunos, incentivar a inovação, gerenciar de forma efetiva os recursos e promover melhorias contínuas, através de atividades de colaboração e coordenação mais efetivas. A integração de diferentes tecnologias, metodologias e áreas de conhecimento enriquece e inova no resultado final obtido da EAD, com destaque para a aplicação nas áreas de Engenharia.

PBL, Inteligência Artificial, EAD, ensino
Voltar