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ELABORAÇÃO DE CIRCUITOS ELETROPNEUMÁTICOS UTILIZANDO UMA SERRA AUTOMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ENGENHARIA;

RICHARD DE MEDEIROS CASTRO, LAIS MARCOS LOPES, VALDIR NOLL, MARCOS PAULO SOUZA DA ROSA, ELVYS ISAIAS MERCADO CURI;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

As aulas práticas com a utilização de bancadas didáticas nas engenharias produzem o desenvolvimento das habilidades de procedimentos e processos cognitivos, exigindo que o acadêmico, a partir de uma situação problema, elabore uma hipótese, planeje, e desenvolva uma metodologia, para que ao final, seus resultados possam ser avaliados. Nas instituições de ensino superior é comum o uso de bancadas e equipamentos didáticos que simulam o funcionamento dos equipamentos, aproximando a teoria com a prática. Estes dispositivos são fundamentais no âmbito acadêmico para a compreensão dos princípios teóricos, pois com a prática o aluno tem a possibilidade de construir um conhecimento mais sólido. Este trabalho se propõe demonstrar a aplicação dos métodos de construção de circuitos eletropneumáticos sequenciais, conteúdo este desenvolvido nas disciplinas de automação e sistemas pneumáticos, com base no projeto de uma serra automatizada, dispositivo de comum utilização nos setores industriais. Esse método de ensino também está inserido em aprendizagem baseada em problemas (PBL), muito difundida em práticas pedagógicas, que atualmente estão em pauta no ensino superior, como proposta de motivação e desenvolvimento intelectual dos acadêmicos. Ao final, através dos resultados obtidos via simulação da bancada e pela enquete feita pelos específicos acadêmicos desta disciplina, o projeto se mostrará de grande importância para solidificar os conceitos teóricos envolvidos

Bancada didática, Circuitos pneumáticos, Ensino em Engenharia.
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