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ESTUDO DE TRÊS LIVROS DE PRÉ-CÁLCULO: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES PARA CURSOS DE ENGENHARIA;

Nancy Tiemi Isewaki, JOÃO BOSCO LAUDARES;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Neste artigo são apresentados os resultados parciais de um levantamento comparativo de três livros de pré-cálculo como parte de uma pesquisa de mestrado. Verificou-se se os conceitos matemáticos são apresentados de forma a facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes. Foi feita uma revisão teórica contemplando as representações semióticas, o cálculo diferencial integral e o seu ensino, além de algumas considerações a respeito do pré-cálculo. São criadas oito categorias, das quais quatro consideram a representação semiótica (verbal, aritmética, algébrica e geométrica). A comparação foi feita quanto ao conteúdo de funções. Foram realizadas duas análises: uma quantitativa, da presença das categorias estudadas no conteúdo dos livros, e a outra qualitativa. Nas considerações finais tem-se uma análise preliminar do comparativo dos três livros estudados em relação ao conteúdo, seu desenvolvimento e sua viabilidade/eficiência para o estudo de cálculo.

Pré-cálculo, cursos de Engenharia, Conceitos, Representações.
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