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Atividade experimental no ensino de microbiologia na engenharia de alimentos;
SILVANA LICODIEDOFF, S?VIO LEANDRO BERTOLI, LA?RCIO ENDER, CLAUDIA RENATE FERREIRA, CAROLINA KREBS DE SOUZA, MARCIA CRISTINA SARDA ESPINDOLA;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
O conhecimento sobre microbiologia de alimentos auxilia o acadêmico a descobrir a influência dos microrganismos na qualidade e segurança dos alimentos. No processo ensino-aprendizagem, a atividade prática auxilia a teoria na construção do pensamento científico. Assim, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver estratégia de ensino visando reportar o conteúdo teórico às atividades práticas capazes de aumentar em até 95% a eficiência dos métodos de ensino-aprendizagem. A proposta foi aplicada na disciplina de Higiene e Legislação de Alimentos II da Universidade Regional de Blumenau incentivando os alunos a, através de ensaios microbiológicos de mãos e superfícies, avaliar a eficiência da higienização em distintas situações rotineiras na manipulação de alimentos, e com os resultados, discutir através de uma análise crítica sobre as boas práticas de fabricação na manipulação de alimentos e o quanto elas favorecem no combate à contaminação. Os resultados obtidos apontaram que a higienização do manipulador é determinante no controle ou contaminação de alimentos. Frente a resultados negativos, os acadêmicos discutiram estratégias para contribuir nesta área como profissionais e cidadãos.
Ensino-Aprendizagem, Segurança do Alimento, Aula Prática