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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ENGENHARIA;

Tairine Cristine Bertola Cruz, Marcos Martins Borges;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

A educação tem sido cada vez mais considerada fundamental para nutrir sentimentos de respeito e trabalho colaborativo, necessários para a garantia de um mundo mais justo e sustentável. Desta forma, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) deve estar presente em todo o percurso educacional, sendo que as universidades desempenham um papel específico em funcionar como pólos de pesquisa e aprendizagem e como precursores de iniciativas que propiciem mudanças de atitudes positivas. Neste artigo, considerando a matriz curricular como peça fundamental para a EDS, buscou-se compreender o lugar da interface sustentável nos currículos da educação em engenharia. O objetivo central do estudo foi elucidar ações em benefício da EDS no contexto da matriz curricular. Constatou-se que, de fato existe uma crescente conscientização entre a comunidade mundial de educação em engenharia, como a Universidade de Nottingham na Inglaterra e a Universidade Federal de Viçosa no Brasil. No entanto, a integração de conhecimentos, habilidades e práticas sustentáveis ainda encontra-se de certa forma precária.

Currículo, Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), Ensino em Engenharia.
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