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INSERÇÃO DE MAIS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS NO ENSINO DA LAVRA SUBTERRÂNEA;

Jose Margarida da Silva, Anna Luiza Oliveira Nascimento;
Arquivo não encontrado

COBENGE17

[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia

[24] 07.1. Formação mediada por tecnologia

Há uma necessidade de se reformular o ensino superior de engenharia, isso porque o currículo atual, já não supre as necessidades que o mercado exige dos novos profissionais. O mercado atual demanda por profissionais empreendedores, que apresentam produtividade e competitividade diante dos desafios diários, e que ofereçam uma formação multidisciplinar. Para tanto é preciso que haja uma renovação da prática docente mediante os novos métodos e as novas possibilidades em tecnologia da informação. Na área da Engenharia há especificidades no ensino quanto às atividades extraclasse e aos estudos autônomos. Esta proposta de estudo explora a possibilidade de inserção de ferramentas de ensino EAD no curso de Engenharia de Minas da UFOP, nas atividades da disciplina de Lavra Subterrânea. Para isso, fazem-se questionamentos da melhor forma de se planejar a implementação destas ferramentas, para que as mesmas tragam resultados positivos. A questão que se pretende responder com o estudo e pesquisa é: quais atividades necessariamente têm de ser trabalhadas presencialmente, quais podem ser trabalhadas a distância e quais podem ter atividades combinadas para a obtenção das competências profissionais previstas no projeto pedagógico do curso.

Prática docente; Aprendizagem em lavra subterrânea; Ensino EAD; Engenharia de Minas.
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