Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


815

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMOTIVAÇÕES PARA REALIZAR DUPLA-DIPLOMAÇÃO: VISÃO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA DA UTFPR DE PONTA GROSSA;

Mauricio Furquim de Camargo Junior, Fábio Edenei Mainginski, Luis Mauricio Martins de Resende;

COBENGE17

[9] 09. Formação sem fronteiras: intercâmbio, mobilidade acadêmica e dupla diplomação

[30] 09.2. Dupla diplomação e reconhecimento de títulos

Este trabalho tem caráter exploratório e foi realizado com o objetivo de investigar as motivações dos estudantes de engenharia em realizar uma mobilidade estudantil internacional com dupla-diplomação e também definir quais os fatores que desmotivam os estudantes a buscarem tal processo. A pesquisa foi realizada no Câmpus de Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde foi aplicado um questionário do tipo survey, distribuído aos estudantes. Neste questionário buscou-se as informações: idade, período que está cursando, se pretende concorrer a um edital de dupla-diplomação e o motivo que leva o estudante a buscar a dupla-diplomação internacional. Os resultados indicam que os estudantes em início e até meio de curso buscam, na sua maioria, participar do programa de dupla diplomação, apontando como principal motivação os fatores de caráter pessoal. Os fatores de caráter acadêmico e profissional também aparecem em proporção menor, entre motivos que levam aos estudantes a buscarem a dupla-diplomação. Estudantes em meio para o final de curso apresentam algumas desmotivações para realizar o processo de dupla-diplomação, indicando fatores acadêmicos e profissionais, como a dificuldade de satisfazer os requisitos do programa, a falta de auxílio financeiro e a vontade de fazer parte o quanto antes do mercado de trabalho. Com isso, pode-se buscar melhorias nos processos de seleção, seja ela nos critérios de seleção ao programa ou até na criação de algum tipo de bolsa auxílio aos candidatos, para que a procura pelo programa seja maior.

Dupla-Diplomação, Motivação, Mobilidade Acadêmica, Internacionalização da Educação.
Voltar