Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


812

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE PRINCÍPIOS DOS PROCESSOS QUÍMICOS (PPQ) EM RELAÇÃO À APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS;

Edneide de Matos Oliveira, CELY MARTINS SANTOS DE ALENCAR, Ivanildo José da Silva Junior, Francisco Jeandson Rodrigues da Silva;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

O estudo em pauta abordou a utilização de metodologias ativas em uma turma do terceiro semestre de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), aplicada pelo Professor na disciplina de Princípios dos Processos Químicos (PPQ). Para realizá-lo, recorreu-se a duas pesquisas: de campo e bibliográfica. Esta foi executada por intermédio de consultas em diversas fontes, quais sejam: Livros, revista, artigos de internet, etc. Aquela foi desenvolvida na turma acima mencionada, por meio de uma entrevista com 20 alunos, visando coletar dados. No que tange aos objetivos vislumbrados por este trabalho, destaca-se: analisar a percepção dos discentes sobre a utilização das metodologias ativas em sua sala de aula e verificar se o professor da disciplina de PPQ está conseguindo repassar o assunto de forma adequada com o uso dessas metodologias. Os resultados deste estudo evidenciaram que as metodologias ativas contribuem grandemente para melhorar o nível de proficiência dos alunos em sua aprendizagem. Portanto, torna-se vital aos educadores aplicar a metodologia do referido artigo de forma efetiva e contínua.

Metodologias ativas, Sala de Aula invertida, Estudo Híbrido
Voltar