Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


810

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO ENSINO E A APRENDIZAGEM NA ENGENHARIA: REALIDADE E PERSPECTIVAS;

Flávio Kieckow, Denizard B de Freitas, Janaina Liesenfeld;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Os cursos de engenharia são caracterizados por serem difíceis, apresentarem alto índice de reprovações e desistências. Diversas pesquisas realizadas em ambientes universitários têm comprovado esse estereótipo. No entanto, cabe o questionamento: na visão do aluno, que fatores estão dificultando a sua aprendizagem? Que ações poderiam reverter ou minimizar esse quadro? Este artigo apresenta um estudo realizado na URI, campus de Santo Ângelo, com acadêmicos dos cursos de engenharia mecânica, civil e química que busca identificar os principais fatores de influência na aprendizagem, sob a ótica do aluno. É um estudo transversal com pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram fragilidades no sistema de ensino universitário e sugerem mudanças metodológicas em sala de aula para que a aprendizagem seja significativa. São sugeridas diretrizes para um ensino de engenharia mais eficaz.

Ensino de engenharia. Aprendizagem significativa. Ensinagem.
Voltar