COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[33] 01.5. Outros
A base desde estudo foi construída no sentido de se analisar a qualidade das aulas de topografia ministradas em cursos de engenharia civil do ensino superior, das várias instituições de ensino do País. Neste artigo é abordado a importância das aulas práticas laboratoriais ou de campo, no processo ensino-aprendizagem, como construção de saberes dos discentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, considerando vários autores, onde destacamos TELES (2003), BEIER (2013), COELHO JUNIOR, et al. (2016), bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, entre outros, onde procurou-se demonstrar a importância da prática laboratorial e/ou prática de campo, como construção necessária de saberes aos discentes, futuros engenheiros e profissionais do mercado de trabalho. A importância da aula prática dá-se em razão de que os alunos do Curso de Graduação em Engenharia Civil, podem trabalhar diretamente em área da Engenharia que exige um conhecimento mais sólido e complexo sobre o assunto da topografia.
Topografia, Laboratório de Topografia, Aula Prática, Engenharia Civil