8
FÍSICA EXPERIMENTAL COMPUTACIONAL: UMA PERSPECTIVA SOBRE SIMULADORES COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ENGENHARIAS;
FAGNER ALEXANDRE SOTORRIVA NECKEL, VAGNER JORGE NECKEL;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
Acompanhar as transformações sociais, tecnológicas e científicas significa repensar a prática pedagógica orientada para uma mescla de competências e habilidades que são necessárias para este tempo e espaço. Agregar valores significativos a aprendizagem instiga elevar o protagonismo ao aluno, fornecendo subsídios para que assuma o controle do aprendizado, retirando o centrismo docente que numa prática tradicional apenas faz depósitos de conteúdo. Esta pesquisa busca transmitir conhecimento acerca do Eletromagnetismo por mediação de simuladores computacionais. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa enquanto se faz como observacional. Espera-se potencializar o conhecimento histórico do Eletromagnetismo bem como instigar o desenvolvimento crítico acerca do uso de simuladores nas Engenharias e a capacidade de realização de um relatório experimental computacional.
Ensino e Aprendizagem, Simuladores nas Engenharias, Eletromagnetismo