Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


788

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMODELO DE APRENDIZAGEM PARA A DISCIPLINA DE EXPRESSÃO GRÁFICA;

Osmar João Consoli, Isabel Oberderfer Consoli, Anelicia Verônica Bombana Consoli;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

A interpretação e representação espacial de objetos, utensílios, ferramentas, automóveis, edificações entre outros, são facilitadas pelos métodos de representações gráficas atribuídas a diversos estudiosos ao longo do tempo. Inicialmente com Gaspar Monge e Gino Loria, e na atualidade nas diversas publicações científicas, com o propósito de facilitar o entendimento dos agentes envolvidos na produção de bens e serviços para a sociedade. Este artigo apresenta um modelo de abordagem de expressão por meio de graficações de projeções ortogonais, perspectivas e desenvolvimento de maquetes de objetos oriundos de figuras geométricas básicas na atividade de ensino em engenharia. Ao aluno/autor estimula-se o desenvolvimento criativo além da sua visão espacial e capacidade de expressar tecnicamente um produto ainda que teórico. Os resultados apontam que há uma aceitação do modelo à medida que são incentivados a elaborar seus produtos, inicialmente por um processo lúdico e de fácil compressão pelos requisitos e critérios. Foi posteriormente observado que as expressões gráficas são condizentes com as maquetes propostas.

Projeções ortogonais, perspectiva isométrica, maquete.
Voltar