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Artigo


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III Concurso de Pontes de Papel nas Escolas Públicas de Juiz de Fora;

Adriele de Almeida Valle, Marconi Fonseca de Moraes, Bruno Penchel Salgado, Guilherme Pena Neumann, Gustavo Araujo Carvalho, Isaque de Souza Silva, Letícia Lopardi Leal, Letícia Spínola Flávio, Luciano de Oliveira Souza Junior, Thiago Celeiro Nascimento;

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[27] 08.1. Relato de experiências

O Concurso de Pontes de Papel das Escolas Públicas de Juiz de Fora é uma atividade didático-aplicativa na qual os alunos da rede pública de ensino são desafiados a construir modelos reduzidos de estruturas empregando papel-cartão e cola branca. O intuito do projeto do Programa de Educação Tutotial - PET Civil UFJF é apresentar o curso de Engenharia Civil para os alunos e aproximá-los do meio acadêmico. Em sua terceira edição, foi voltado, pela primeira vez, ao ensino fundamental, com a participação de três escolas, duas municipais e uma federal, que reuniu um total de dez equipes abrangendo cinquenta e dois alunos que participaram da competição. A atividade foi muito bem recebida nas escolas e já estão previstas outras edições. No presente artigo é discutido, de início, a importância de se manter na universidade e no PET a tríade (Ensino, Pesquisa e Extensão) bem consolidada. Chega-se na descrição do evento em específico, indo do macro ao micro, passando por definições de projeto extensão, que é como o projeto se classifica. Em seguida, é feito um pequeno histórico do concurso de pontes desenvolvido nas escolas. Após, foi exposto a metodologia usada para o desenvolvimento do concurso. E, por fim, os resultados são analisados e são feitas algumas considerações a respeito do que era previsto e que foi obtido.

Extensão, Projeto, Pontes de papel, Escolas Públicas, Engenharia Civil
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