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ANÁLISE ESTATÍSTICA DA EFICIÊNCIA DO ESTUDO EM GRUPO E EM CÉLULAS COOPERATIVAS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA;
?NGELO MARC?LIO MARQUES DOS SANTOS, WILLIAN WITHI ALVES DE SOUSA, NATHANAEL SOARES COSTA, JANAYNA KIRLEY MOURA MARTINS;
COBENGE17
[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia
[9] 03.1. Políticas para redução da evasão e retenção
Tendo em mente a observação da eficiência do estudo em grupo e das células estudantis cooperativas, esse trabalho se propõe a verificar a efetividade das células tuteladas pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) do curso de engenharia elétrica da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, e averiguar o quão eficiente tem sido o estudo em grupo. Para tanto, foram coletados dados das mais recentes células estudantis que focam em disciplinas do curso de engenharia elétrica, a fim de, por meio dos cálculos e da probabilidade e estatística, serem elaborados gráficos e tabelas que mostrem a eficiência do estudo em grupo através de uma análise apurada das informações obtidas diretamente dos articuladores dessas células. Com cálculos feitos, e resultados concretos obtidos, com 98% de confiança, notou- se que a quantidade de alunos que são aprovados nas disciplinas estudadas no grupo que frequenta às células beira a margem de 92%, enquanto que o número de alunos que tem insucesso na disciplina estudada pelo grupo ao qual frequentam chega a 8%, também foi levado em conta a taxa de desistência do curso de graduação, que atinge 3% até o presente momento. Assim, além de mostrar que o estudo em grupo é eficiente, esse trabalho propõe incentivar a permanência dos estudantes de engenharia elétrica no curso.
Aprendizagem Cooperativa em células, Estatística, Eficiência, Engenharia elétrica.