Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


765

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMÉTODO INOVADOR DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS;

LUCIANI SOMENSI LORENZI, Luciana Miron;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Muitos métodos e técnicas sobre educação têm sido discutidos em diferentes ambientes e contextos na sociedade brasileira. Os esforços têm sido na busca por uma alternativa que permita o despertar do interesse pelo aprendizado juntamente com a motivação para inovar. Um dos métodos de educação que desponta como motivador da aprendizagem é o Problem-Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas.O despertar do interesse do aluno em aprender pode ser incentivado por por um método orientado à solução de problemas. Neste trabalho é descrito um método de integração entre alunos universitários com foco de atuação no ambiente construído com conhecimento em comum para auxiliar na solução de problemas de viabilidade de um empreendimento imobiliário e/ou comercial com restrições orçamentárias..O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a aplicação de um método inovador de integração entre alunos de cursos de graduação da Engenharia Civil (UFRGS) e Arquitetura e Urbanismo(UFRGS) para a solução de problemas e desenvolvimento de habilidades profissionais inerentes às profissões de Engenheiro Civil e Arquiteto.Numa análise geral da integração entre os cursos constatou-se que todas as dimensões do estudo analisadas apresentam aspectos positivos resultando na melhoria do desempenho acadêmico dos alunos.

Engenharia Civil e Arquitetura, Ensino de graduação, PBL, Método inovador de integração
Voltar