Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


764

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMULHERES NA CIÊNCIA E ENGENHARIA: CONQUISTANDO ESPAÇO NA ÁREA TECNOLÓGICA;

Joseline Melo Correa, Elen Priscila de Souza Lobato, Flávia de Cássia Martins Ribeiro, Kamilla Paixão Castro, WELLINGTON DA SILVA FONSECA;

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[28] 08.2. Formas de despertar vocações

Com o aumento da presença feminina nos cursos de Engenharia no nível superior, a demanda no mercado de trabalho tem sido estimada como conquista do espaço da mulher em empresas privadas, multinacionais, na indústria, órgãos governamentais e outras áreas trabalhistas. Essa ascensão profissional feminina vem combatendo o preconceito entre a relação homens e mulheres e seus status sociais quanto a cargos profissionais, logo, conclui-se que tais relações podem ser amigáveis e favoráveis para o mercado de trabalho. Porém, é necessário que haja uma preparação e incentivo para a inserção das mulheres nesse espaço disputado, desde antes de adentrarem ao ensino superior, até atingirem o mercado de trabalho. Em síntese, o projeto "Mulheres na Ciência e Engenharia: conquistando espaço na área tecnológica" visa incentivar alunas do ensino médio a ingressarem nas Engenharias e Ciências Exatas a fim enriquecer as relações de trabalho na problemática da falta de profissionais qualificados, desmistificar e consolidar a presença feminina nessas áreas tidas como "masculinas". As expectativas para um futuro promissor para as mulheres estão cada vez mais amplas e para a realização desse projeto, graduandas dos cursos de Engenharia existentes na Universidade Federal do Pará executam o projeto de forma didática proporcionando conhecimento e troca de ideias para com alunas do ensino médio, compartilhando seu cotidiano e desafios no campus universitário e preparar para o futuro mercado de trabalho.

Mulheres na Engenharia, Ensino em Engenharia e Tecnologia, Popularização da Ciência, Ensino de Ciências
Voltar