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COMPETIÇÕES NO ENSINO DA ENGENHARIA GEOTÉCNICA: A EXPERIÊNCIA DO DESAFIO DE TALUDES DA UFPR;

Lucas Ghion Zorzan, Rodrigo Otávio Fraga Peixoto de Oliveira, Elvidio Gavassoni Neto, Denis Daniel de Lima Souza;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

No curso de Engenharia Civil da UFPR, as disciplinas relacionadas ao estudo da Geotecnia são ofertadas relativamente tarde quando comparadas às de outras áreas da Engenharia. Além disso, uma carga horária demasiadamente baixa é destinadas à elas, o que torna sua visibilidade comprometida. Com o intuito de difundir a Engenharia Geotécnica, o grupo PET Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná idealizou o Desafio de Taludes. Essa competição teve por objetivo estimular os alunos a aplicar seus conhecimentos relativos à Geotecnia na execução de um talude em modelo reduzido. O foco da realização da competição foi promover a aprendizagem ativa entre os alunos, proporcionando a integração do conhecimento obtido na academia com os conceitos práticos do trabalho do Engenheiro. A proposta do Desafio é o dimensionamento, por parte dos competidores, de um modelo reduzido de uma obra de contenção de taludes na modalidade de terra armada, utilizando apenas papel e areia para a simulação das estruturas. Os participantes tiveram seus trabalhos quantificados em critérios referentes à resistência mecânica, uso do tempo, economia de recursos e horizontalidade da face superior. A primeira edição do evento contou com treze equipes de diversas Universidades da região Sul e resultou em uma grande cobertura por parte da revista Fundações e Obras Geotécnicas.

Educação em engenharia, Competição, Terra armada, Engenharia Civil, Aprendizagem ativa.
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