757
INTRODUÇÃO A ROBÓTICA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE SANTA MARIA/RS;
Ricardo Dias Schirmer, Emilio Garcêz Ferreira, Thiago Rodrigues Garcia, Nelson Gonçalves Prates Junior, Rodrigo da Silva Guerra, Daniel Fernando Tello Gamarra;
COBENGE17
[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio
[28] 08.2. Formas de despertar vocações
Para despertar o interesse dos alunos do ensino médio na área de engenharia, desenvolveu-se um projeto de introdução a robótica que utiliza a interdisciplinaridade dos conteúdos ensinados nas escolas como matemática e física, com os estudados na universidade como mecânica, elétrica e de programação. Para facilitar a absorção de conteúdos complexos como a robótica, desenvolveu-se um plano de aprendizagem estruturado desde a preparação da máquina utilizada para o ensino à forma linear das apresentações. A formatação do projeto procurou, através de um diálogo simples levar conhecimento prático e técnico, misturando com o que foi aprendido na sala de aula, criar ligações simples fazendo com que o aluno esteja mais confortável com conteúdos mais complexos. O artigo descreve o processo desde a adaptação do robô ao ensino até o feedback das apresentações.
robótica, ensino, interdisciplinaridade, quadrúpede, tecnologia.