Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


753

CRIAÇÃO DE UM PORTAL NA INTERNET E DESENVOLVIMENTO DE SIMULAÇÕES, COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-ILUSTRATIVA PARA AS DISCIPLINAS DE FÍSICA GERAL I, II E III;

Victória Tomé Oliveira, Brena Kelly Sousa Lima, FRANCISCO EVANGELISTA NOBRE FILHO, Antonio Márcio Albuquerque Almeida;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Nos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, observou-se um alto índice de reprovação nas disciplinas de Física Geral I, II e III. Reprovar uma dessas três disciplinas acarreta uma enorme perda para o aluno, uma vez que elas são pré-requisitos para outras disciplinas. Isso acarreta frustração e pode desestimular o discente. Visto isso, propomos o desenvolvimento de uma nova metodologia de ensino, que se utiliza de ferramentas interativas, didáticas, ilustrativas e de fácil compreensão. Essas ferramentas são baseadas em exemplos cotidianos, visando facilitar a compreensão do aluno e estimular seu raciocínio, facilitando o processo de aprendizagem. Com isso, esperamos elevar o nível de entendimento daquelas disciplinas. Este trabalho tem como principal objetivo mostrar o desenvolvimento da ferramenta, um portal na internet. Afinal, como veremos mais à frente, tornar as disciplinas de Física menos teórica vem possibilitando a aprendizagem de novos conhecimentos de forma mais natural.

Física, Ensino, Didática, Simulações, Aprendizado.
Voltar