Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


752

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPERCURSO DO APRENDIZADO DE SUCESSO DO ALUNO DE ENGENHARIA CURSANDO DISCIPLINA NA MODALIDADE EAD;

Bráulio Roberto Gonçalves Marinho Couto, JOAQUIM JOSE DA CUNHA JUNIOR, Ana Paula Ladeira, Juliana Capanema Ferreira Mendonca, Osmar Gomes Ventura;

COBENGE17

[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia

[24] 07.1. Formação mediada por tecnologia

Ofertar disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presenciais é um desafio. Neste trabalho, é feita uma análise dos fatores que afetam o desempenho de alunos de cursos presenciais de engenharia fazendo a disciplina Estatística e Probabilidades, ofertada na modalidade EAD. A ideia é buscar um modelo de previsão do desempenho dos alunos com base nas suas atividades semanais junto ao ambiente do EAD, procurando identificar o caminho de sucesso para o seu aprendizado. O modelo de previsão obtido teme taxa de acerto global na previsão de aprovação em 79%. Em relação às atividades que devem ser realizadas semanalmente para que o aluno tenha sucesso na disciplina, a recomendação é que ele não deve fazer acessos aleatórios na disciplina, mas sim acessar pelo menos 10 vezes por semana para realizar as seguintes atividades: 1. Visualizar a tela principal de um fórum no curso 2. Inserir um comentário em um fórum 3. Visualizar a página principal da disciplina 4. Encerrar uma tentativa de um determinado questionário. Além disto, é possível usar o modelo de revisão de reprovação para atuar, antes do final do semestre, com estudantes em risco de falhar na disciplina. Trabalho semelhante pode ser feito para outras disciplinas.

EAD, engenharia, comportamento, caminho de aprendizado.
Voltar