Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


748

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRobótica educacional na Engenharia: Potencializando o ensino de Lógica de Programação.;

Brena Kelly Sousa Lima, Victória Tomé Oliveira, FRANCISCO EVANGELISTA NOBRE FILHO, Antonio Márcio Albuquerque Almeida;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Este trabalho mostra a utilização do kit de robótica Lego® Mindstorms® NXT 2.0, como metodologia de ensino aprendizagem em lógica de programação, sendo aplicada aos alunos iniciantes do curso de Engenharia de Computação. A robótica educacional é uma ferramenta que vem sendo utilizada para criar um ambiente de aprendizado, baseado no modelo pedagógico construtivista. A ideia principal é fazer com que os alunos desenvolvam seus próprios métodos, conceitos e estratégias, oferecendo uma oportunidade de uma experiência concreta. Nesse modelo, os alunos em conjunto, passam a ser construtores de resoluções de problemas práticos envolvendo a lógica de programação desenvolvendo a capacidade para descobrir, investigar, experimentar e aprender. Neste trabalho, serão apresentados alguns exemplos práticos realizados em sala de aula, bem como a metodologia para o desenvolvimento de acordo com o ensino construtivista. O projeto é realizado em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET), da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral.

Robótica Educacional, Lógica de Programação, Construtivismo, Lego® Mindstorms® NXT 2.0.
Voltar