744
CONSTRUINDO CONHECIMENTO SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS: TRATAMENTO, CONVERSÃO E CONCEPÇÕES INTUITIVAS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA;
WILKER VICTOR DA SILVA AZEV?DO, VER?NICA GITIRANA GOMES FERREIRA;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[33] 01.5. Outros
A pesquisa expande a aplicação da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) no auxílio ao entendimento e à formatação de cenários para mapear concepções primitivas mobilizadas por estudantes em estudos de Circuitos Elétricos. Situações que envolvem o Tratamento e a Conversão entre as diversas representações (simbologia formal, protoboard, linguagem natural), mostram dificuldades dos sujeitos em relação à interpretação de problemas. A compreensão acerca da heterogeneidade semiótica das representações é de apropriação complexa e apresenta estreita relação com o vocabulário adotado pela área e com aparência geométrica dos circuitos, em que podem emergir dificuldades de aprendizagem. Situações-problema aplicadas junto a estudantes novatos de Engenharia Elétrica mostram novos olhares ao planejamento docente admitindo-se a constatação de influências da aparência geométrica do circuito nas concepções primitivas dos alunos, a necessidade de exploração da heterogeneidade semiótica, de operações de tratamento e a inclusão de situações de bidirecionalidade na conversão entre registros de representação, as quais se mostram como fundamentais para a construção de conhecimento em circuitos elétricos.
Associação, Circuito, Educação, Representação Semiótica, Topologia