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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO EFEITO DA PADRONIZAÇÃO DAS NOTAS SOBRE OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL;

Julio Gomes;

COBENGE17

[2] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[7] 02.3. ENADE e Avaliação de Cursos

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise do efeito da padronização das notas sobre os resultados da avaliação dos cursos de Engenharia Civil. Foram utilizados os dados provenientes da avaliação realizada no ano de 2014. Inicialmente, foi feita uma análise teórica das equações que definem o procedimento de padronização para avaliar o efeito sobre a média, desvio-padrão e coeficiente de variação das notas. Na sequência, é apresentada uma comparação entre as estatísticas das notas brutas e das notas padronizadas para mostrar o efeito das diferentes amplitudes de escala dos componentes da avaliação. Foram também calculadas correlações entre as variáveis que compõem o conceito preliminar de curso (CPC). Os resultados obtidos mostraram baixa correlação entre as variáveis Nota e IDD e as demais variáveis que fazem parte do CPC. Finalmente, são apresentadas duas alternativas de definição de amplitude de escala dos componentes da avaliação e são comparados os valores de CPC calculados por estas duas alternativas com o CPC calculado usando o procedimento atual. Os resultados mostraram que o procedimento atual de definição de escala aumentou a frequência relativa dos conceitos 2 e 3 e diminuiu a frequência relativa do conceito 4 em comparação às duas alternativas sugeridas.

Avaliação de curso, Conceito preliminar de curso, Engenharia civil, Qualidade de ensino.
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