Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


742

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMO IMPACTO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE DISCENTE NA SATISFAÇÃO DOS CALOUROS DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES;

Daniel do Nascimento e Sá Cavalcante;

COBENGE17

[2] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[6] 02.2. Gestão de Cursos

Resumo: O curso de Engenharia de Telecomunicações é relativamente recente, quando comparado a outros cursos de engenharia, de forma que o perfil do egresso é pouco conhecido pela população. Os alunos que acabam optando pelo curso, muitas vezes como segunda opção, têm encontrado, além das dificuldades inerentes a um curso de engenharia, outros obstáculos no que diz respeito à condução das disciplinas do primeiro semestre por parte dos professores, o que tem acarretado uma série de insatisfações nos discentes, resultando, muitas vezes, em evasão. Embora a Instituição realize uma pesquisa de satisfação semestral com os alunos, ela não tem se mostrado efetiva neste sentido. Dessa forma, o Centro Acadêmico do curso idealizou e implementou uma Pesquisa de Satisfação Discente e vem aplicando-a semestralmente com os calouros, durante o semestre, visando avaliar o nível de satisfação dos alunos com suas disciplinas. Os resultados da Pesquisa são apresentados à coordenação em formato de relatórios, e os feedbacks são discutidos com os professores, de modo a traçar estratégias visando a uma maior satisfação dos alunos e, com isso, uma menor evasão no curso. Nos últimos 10 anos, após 5 anos de aplicação da pesquisa, é possível verificar que a satisfação dos calouros vem crescendo semestralmente, chegando a um nível de satisfação de 100% no último semestre.

Satisfação Discente, Evasão, Calouros, Engenharia de Telecomunicações, Qualidade do Ensino.
Voltar