740
ANÁLISE SOBRE O ENSINO UTILIZANDO FERRAMENTAS DE SIMULAÇÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS;
ARIANY FRAN?A CAVALCANTE, J?DER VIN?CIUS ALMEIDA PEREIRA, EDUARDO RODRIGUES NETO, GABRIEL DE CARVALHO FREITAS, SANMARA ALCANTARA EMILIANO;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[33] 01.5. Outros
O processo de aprendizagem se dá através de uma via de mão dupla, onde é necessária a relação saudável e dinâmica entre estudante e instituição de ensino. Desse modo, o uso de simuladores pode ser uma ferramenta efetiva no processo da construção do saber, conduzindo o aluno a ressignificar os conteúdos abordados em sala de aula, habilitando-o a os aplicar na resolução de problemas e situações reais. O presente trabalho busca, através de revisão bibliográfica, discutir a aplicabilidade e apresentar exemplos de ferramentas de simulação no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), realizando uma análise sobre como a introdução do uso de softwares de simulação nas disciplinas pode contribuir para o melhor aprendizado dos graduandos. Considerando as condições de infraestrutura disponíveis na UFAL e o atual cenário político-educacional brasileiro, a simulação computacional, aliada aos conhecimentos teóricos obtidos na graduação, mostra-se como uma alternativa economicamente acessível, interativa, eficiente e aplicável diretamente no mercado de trabalho, viabilizando assim sua utilização no processo de ensino-aprendizagem e sua inserção nas disciplinas obrigatórias e eletivas do Curso de Engenharia Civil da UFAL.
Ensino em Engenharia, Simulação, Metodologia de Ensino.