Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


731

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMScilab - Uma maneira diferente de aprender;

Ruah Carlos Araujo Barbosa, Walkyria Krysthie Arruda Gonçalves Martins, Bruno Neves de Campos, Gabriel Henrique Ayusso, Pierry de Freitas Perez, Pablo Miguel Garbeline;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

A tecnologia está intrínseca no dia-a-dia de qualquer Homem moderno. Esta demanda por mais informações e tecnologias para suprir a atualidade exige com que o engenheiro eletricista compreenda e abstraia ainda mais os processos físicos e químicos da natureza. A compreensão de uma linguagem de programação se tornou um fator básico para ingressar na "corrida maluca" dos avanços tecnológicos, pois a mesma facilita a materialização dos fenômenos com a matemática aplicada e algorítmica, permitindo assim que alguns problemas que o engenheiro enfrenta cotidianamente sejam mais facilmente resolvidos. Essa capacidade de resolver tais problemas não é suficientemente desenvolvida apenas com o curso de graduação, isso faz com que o aluno precise buscar outras ferramentas para complementar sua formação. Sabendo desta importância, o grupo PET-Elétrica/UFMT decidiu unir o que há de mais necessário e importante para os acadêmicos na Oficina de Scilab para Eletricidade e Magnetismo. Esta oficina, além de trazer uma parcela da programação e cálculo numérico, também firma a teoria ensinada com a aplicação de exercícios de eletricidade e magnetismo, que para estes acadêmicos é a base de quase todas as disciplinas ofertadas pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFMT. Esta atividade já se encontra na quinta edição e os resultados obtidos nas edições anteriores são trazidos neste trabalho.

Engenharia elétrica, Scilab, Eletricidade e magnetismo, Métodos computacionais e Multidisciplinaridade.
Voltar