Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


730

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSOS DE ENGENHARIA DA UFSC, CAMPUS JOINVILLE;

Elisete Santos da Silva Zagheni, Andréia de Fátima Artin, Elyelton Cesar de Souza Lima, Bruna Lidvina Hoepers, Michele Seferino Tonolli, Thiago Luiz Martins, Giovanni Brighente Silveira, Édina Fernanda Pagani;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência da aprendizagem baseada em problemas (PBL), estratégia aplicada na disciplina de Sistemas de Transportes dos cursos de Engenharia da UFSC, Campus Joinville. A pesquisa se classifica como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e, de acordo com os procedimentos técnicos, um estudo de caso. Como principais resultados obtidos, vale destacar que a prática da PBL permite que as aulas deixem de ser estritamente expositivas e centradas no professor. A experiência proporcionou ao estudante, além do aprendizado proposto no projeto, a experiência da autocrítica e do julgamento quanto ao desempenho dos outros membros, no caso, colegas de sala, levando-se em consideração a discrição, a ética, a imparcialidade e outras habilidades que podem ser desenvolvidas no ambiente acadêmico.

PBL, Sistemas de transportes, Estratégia de ensino.
Voltar