Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


726

DOCÊNCIA NA ENGENHARIA, UM RESGATE ENTUSIASMADO!;

FABIANI MARIA DALLA ROSA BARBOSA, URSULA FABIOLA RODR?GUEZ ZUNIGA;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

Onde está o entusiasmo dos docentes da engenharia? Num passado recente os docentes na engenharia eram profissionais atuantes no mercado de trabalho que exerciam à docência; hoje, o professor universitário requer de uma longa formação educativa nos moldes de especialização, mestrado e doutorado que o qualificam como pesquisador mas não como docente, isto somado a contextos da era de conhecimento e mudanças em inovações sociais, institucionais, tecnológicas, organizacionais, econômicas e políticas, fazem a tarefa de educar um desafio de perseverança e ética. Este breve texto tem por objetivo suscitar questionamentos e reflexões sobre a responsabilidade e transcendência da docência nos engenheiros na era do conhecimento. A atenção às atuais demandas da sociedade, a contextualização da educação em engenharia deve buscar novos modelos e processos interdisciplinares com desenvolvimento de soluções considerando sistemas não-lineares complexos com interações entre sistemas naturais e humanos. Estes modelos envolvem áreas como a gestão dos sistemas educacionais, formação de docentes e técnicos administrativos, a organização didático-pedagógica, os projetos políticos pedagógicos dos cursos, as metodologias e os meios utilizados no processo de aprendizagem. A empreitada no contexto atual é grande. Muito do que se tem de avanço em tecnologia no Brasil é advindo das escolas com docentes em Engenharia, que continuam a lutar para a melhoria da formação em Engenharia no país para que se tenha mais e melhores engenheiros, em consonância com as necessidades de uma população em crescimento exponencial, preservando a capacidade de carga dos ecossistemas e da diversidade biológica e cultural.

professor engenheiro, desafios no Brasil, educação em engenharia
Voltar