Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


721

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DA IMPRESSÃO 3D COMO ESTRATÉGIA INOVADORA NO ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA NA UFSM;

Flávio Mayer, Pietro Machado Lunardi, Ananda Bulegon Ferreira, Renata Segatto Pigatto, Mikael Maraschin, Laura Klein;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

O objetivo do presente projeto é desenvolver e aplicar uma nova estratégia de ensino no curso de Engenharia Química da UFSM através da prototipagem de trocadores de calor utilizando materiais poliméricos com auxílio da impressão 3D. O projeto consiste no uso de uma estrutura CDIO (Conceiving - Designing - Implementing - Operating) como estratégia de ensino na disciplina DEQ1011 - Operações Unitárias com Transferência de Calor e Massa I, do Curso de Engenharia Química. Assim, o ensino está organizado de modo a garantir ao aluno o papel de protagonista no processo de aprendizagem, e ao professor, de tutor nesse processo. Os desafios encontrados na implementação desse projeto foram a validação da estratégia proposta, o domínio da técnica de elaboração de modelos virtuais em 3D e modelagem e impressão 3D dos trocadores de calor desenvolvidos.

Estratégia de ensino, trocadores de calor, prototipagem, impressão 3D
Voltar