Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


716

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA EXPERIÊNCIA CONTINUADA COM ALUNOS E PROFESSORES DO LABORATÓRIO DE CÁLCULO;

Juliana Capanema Ferreira Mendonca, Raquel Leite Barbosa, Ana Paula Ladeira, Paloma de Oliveira Campos Xavier, André Felipe de Almeida Xavier, Pedro Prates Valério, Ana Cristina Álvares da Silva Grossi;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Toda prática pedagógica incide em melhorar as aprendizagens em curso, contribuindo para o acompanhamento e orientação dos alunos durante todo o seu processo de formação. Ajudar o aluno a aprender e a se desenvolver, tornando-o protagonista do processo de ensino e aprendizagem, tem sido uma das preocupações das instituições de ensino superior, frente aos desafios da contemporaneidade. Dando continuidade ao Laboratório de Cálculo realizado no primeiro semestre de 2016 e com o contínuo objetivo de proporcionar momentos de aprendizagem contextualizados para a realidade do aluno, estimulando-o a estudar e a interagir com o conteúdo da disciplina como forma a melhorar seu desempenho acadêmico, o Instituto Politécnico do Centro Universitário UNA realizou em 2016.2 o Laboratório de Cálculo II. Aos alunos foram proporcionadas aulas práticas, a partir de objetos educacionais produzidos pelos professores. Avaliamos o rendimento dos alunos na avaliação final das disciplinas de Cálculo Integral e Geometria Analítica e Álgebra Linear e as porcentagens de aprovação e evasão. Observamos que o desempenho acadêmico dos alunos que participaram do Laboratório de Cálculo II foi superior quando comparado ao dos alunos que não participaram das atividades práticas. Ressaltamos que, esse resultado só foi alcançado devido ao comprometimento, engajamento e motivação do corpo docente no desenvolvimento de atividades que problematizaram situações, nas quais os alunos puderam aprender de forma prazerosa, desafiadora e significativa.

Mediação da Aprendizagem, Professor Mentor, Metodologias Ativas, Inovação, Cálculo.
Voltar