Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


709

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPLATAFORMA DESENVOLVIDA EM SIMULADOR PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE ARQUITETURA AVANÇADA PARA COMPUTAÇÃO;

Jordan da Silva Floriano, José Maurício R de Souza Neto;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

A disciplina de arquitetura avançada para computação, na Universidade Federal da Paraíba, é dividida em três estágios. Nos primeiro e no segundo estágio o professor da disciplina utiliza como método de avaliação um projeto de um processador de ciclo único. Esse processador deve obedecer algumas especificações dadas pelo professor e precisa ser feito desde a concepção do hardware até o software. Porém, o professor da disciplina vem percebendo que os alunos não conseguem, em sua maioria, entregar a atividade no prazo estimado, e isso se deve ao fato de que muitos passam uma boa parte do tempo na fase inicial do projeto. Fase essa que exige um bom conhecimento de assunto de disciplinas anteriores. Para tentar diminuir esse problema, elaborou-se com o auxílio do Proteus® um projeto de processador idêntico ao que se deve ser implementado na disciplina, para que os alunos pudessem aproveitar a estrutura básica já montada e assim poder aplicar os conhecimentos da disciplina de forma mais direta, diminuindo o tempo na fase inicial do projeto. Com esse projeto espera-se que haja um aumento na produtividade de alunos dos próximos semestres dessa disciplina.

Arquitetura Avançada, Processadores, Proteus.
Voltar