Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


706

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA EXPERIÊCIA DA METODOLOIA TBL NA DISCIPLINA QUÍMICA TECNOLÓGICA PARA OS ALUNOS DE ENGENHARIA;

Newton Marrocos Feitosa Carvalho, Rosa Ferreira Araujo de Abreu, HERMES FERNANDES DE SOUZA, Oyrton Azevedo de Castro Monteiro Junior;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Um dos problemas da educação atual é que ela ainda é baseada nos processos de ensino e não no processo de aprendizagem. Aprendizagem baseada em Equipes - Team-Based Learning (TBL), consiste em uma estratégia desenvolvida na década de 70 pelo professor da Universidade de Oklahoma Larry Michaelsen. Este trabalho teve como objetivo a avaliação de uma unidade de conteúdo de química tecnológica, usando o método TBL, para alunos do primeiro semestre dos cursos de engenharia. Aos alunos foi solicitado a leitura prévia do artigo Ligações química: ligação iônicas, covalente e metálica, publicado na revista Química na Escola. (DUARTE,2001) que foi usado para aplicação do TBL. Após a realização do TBL foi elaborado um questionário no "google drive" cujo o link foi disponibilizado para que os alunos pudessem avaliar a metodologia empregada. Os resultados obtidos mostraram que 40% conhecia o método mais que ainda não tiveram a oportunidade de participar e 59,6% dos alunos atribuiram a preparação prévia da aula, leitura do artigo e discussão em sala de aula como fatores importantes para o sucesso do aprendizado. De acordo com os resultados obtidos podemos concluir que o método TBL demonstra ser uma ferramenta poderosa para a transformação da sala de aula, promovendo mudanças no papel do professor e do aluno, tendo como premissa a aprendizagem.

TBL, metodologia ativa e aprendizagem.
Voltar