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ANÁLISE DE RETENÇÃO NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFBA DE VITÓRIA DA CONQUISTA SOB A PERSPECTIVA DOS ALUNOS;

Caio Henrique Rodrigues Barreto, Auerê Vasconcelos Veras, Lorena Lima Ferraz, João Vitor Maia Cezário, Ricardo da Silva Reis, FELIZARDO ADENILSON ROCHA;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[9] 03.1. Políticas para redução da evasão e retenção

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise dos níveis de retenção em matérias que pertencem ao ciclo básico do curso de engenharia elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Vitória da Conquista bem como comparar os resultados obtidos com outras instituições de ensino superior da rede pública. Como instrumento de avaliação foram utilizados os dados recolhidos na Coordenação de Registros Escolares da instituição, bem como um questionário de múltipla escolha composto por 27 questões que visaram estabelecer um background socioeconômico dos estudantes além dos motivos que, na visão de estudantes e professores foram os causadores dos índices de retenção obtidos. Os resultados mostram que as matérias com níveis de reprovação mais elevados estão entre o primeiro e o quarto semestres, dentre principais fatores relacionados com as reprovações estão a falta de conhecimentos prévios e o direcionamento do ensino médio para a realização do vestibular.

Retenção, Ciclo básico, Engenharia elétrica, Ensino superior.
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