Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


694

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMMETODOLOGIAS AUXILIADORAS NO ENSINO DAS DISCIPLINAS DE ANÁLISE ESTRUTURAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL;

Gabriel Rodrigues Gomes, Dayana Trevisan, Daniel Branco de Morais, Jordan Almeida Lobato, FRANK ALEC FEITOSA MAIA;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Resumo: Este presente trabalho tem como objetivo abordar três propostas metodológicas que permeiam o ensino das disciplinas de análise estrutural dos cursos de engenharia civil. Os objetivos específicos baseiam-se no questionamento do atual modelo da engenharia estrutural, no discorrer acerca do modelo estrutural em molas (Kit mola) enquanto ferramenta de ensino e o software @Ftool enquanto ferramenta de auxílio ao educador. Percebe-se que o atual modelo acadêmico tradicional brasileiro ainda é um empecilho para a inserção de novas didáticas mas ressalta-se que as mudanças e o sistema estrutural como um todo está sendo questionado, o que tem trazido algumas mudanças nos cursos de engenharia. O modelo estrutural em molas é um inovador projeto e torna o ensino de estruturas mais lúcido e voltado a situações reais práticas. O software Ftool constitui-se como uma grande ferramenta no auxílio do professor, apresentando análises satisfatórias que complementam visual e numericamente o conteúdo estudado nas disciplinas de análise estrutural. Conclui-se que o educador deve-se adequar às mudanças nos processos metodológicos e didáticos, e assim se adequar ao evoluir do conhecimento. O modelo de ensino tradicional na engenharia é defasado e precisa ser repensado, auxiliando a isso a inserção das metodologias supracitadas e de outras voltadas ao ensino na engenharia.

Palavras-chave: Metodologia. Análise Estrutural. Ensino.
Voltar