Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


69

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMOTIVOS E OBJETO DE UMA ATIVIDADE COLABORATIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA PLANTA PILOTO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL;

Rutyele Ribeiro Caldeira Moreira, Viviane Cota Silva, Thiago de Sousa Goveia, Isabela Peixoto, Wellington Nascimento Martins;

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[40] 08.3. Outros

No presente texto apresentamos e analisamos uma atividade de pesquisa de Iniciação Científica realizada com alunos e professoras do curso de Engenharia de Computação e um aluno do curso Técnico Integrado em Edificações do CEFET MG - Campus Timóteo. A atividade teve início no ano de 2016 devido à necessidade de elaboração de um recurso didático para o ensino da disciplina "Instrumentação, automação e controle de processos", que compõe a grade curricular do curso Técnico em Informática, cuja segunda autora deste artigo é, geralmente, a docente responsável pela referida disciplina. Considerando a demanda posta, os trabalhos para tal construção estão sendo executados mediante os esforços coletivos de uma equipe composta pelos autores deste artigo. Para analisar a referida atividade fizemos uso da Teoria da Atividade de Engeström (2001, 2002, 2008), para apontarmos os motivos e o objeto da atividade, assim como os instrumentos que medeiam o processo. Verificamos que a atividade constitui importante mecanismo de interação entre o curso de Engenharia de Computação e os cursos Técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e em Edificações, possibilitando assim uma maior interlocução entre as diversas modalidades de vozes e discursos e uma formação mais global e sólida.

Planta Piloto, Domótica, Teoria da Atividade, Interação.
Voltar