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FORMAÇÃO GESTORA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS DE ENGENHARIA;

Danilo Silva de Eça, Deise Danielle Neves Dias Piau;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

Diante de um mundo cada vez mais moderno, tecnológico e inovador, faz se necessário um profissional que seja criativo, saiba tomar decisões corretas, trabalhe em equipe e outras características que são especificas dos gestores. Sabendo que, por dados estatísticos, a maioria dos profissionais de engenharia atuam como gestores, nos mais variados tipos de organizações, como tem sido a sua preparação diante dessa necessidade tão corriqueira nos dias atuais? As universidades brasileiras têm proporcionado ou não os seus estudantes para essa competência? E os órgãos regulamentadores têm criado diretrizes para auxiliar nessa formação? Portanto, o presente artigo tem por objetivo geral fazer uma analise de que forma as universidades brasileiras de engenharia estão se comportando frente à organização curricular para a formação do gestor-engenheiro, devido à relevância desse tema na atualidade. Será também analisada a existência de elementos relacionados à gestão na Diretriz Nacional dos cursos de engenharia. A pesquisa foi feita analisando os Projetos Pedagógicos de 37 universidades de engenharia elétrica que possuem notas iguais ou acima de 3 no ENADE e igual a 4 em relação ao CPC, ambos parâmetros de avaliação de qualidade do MEC.

Gestor-Engenheiro. Organização Curricular. Universidades Brasileiras. Diretriz Nacional.
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