Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


686

Desenvolvimento de Ambiente Virtual de Simulação para Auxiliar o Processo de Ensino-Aprendizagem de Robótica na Engenharia;

Sammara Raquel Vilar, Lincoln Machado de Araújo, Ademar Goncalves da Costa Junior;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[33] 01.5. Outros

A inserção da robótica como ferramenta do processo ensino aprendizagem, torna o ambiente acadêmico mais atraente e produz um apelo lúdico ao mesmo, de forma a propiciar a experimentação e estimular a criatividade. A utilização de simuladores na área de robótica pode facilitar o estudo e o conhecimento nessa área, permitindo verificar a integração de componentes, a mudança de ambiente, e a visualização prática de um hardware ainda não implementado. Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um ambiente virtual de simulação robótica, seus testes usando algoritmos de mapeamento e navegação, e sua usabilidade sendo avaliada por estudantes do curso de Engenharia Elétrica. O ambiente de simulação foi baseado na plataforma de software livre Blender Game Engine, e sua programação é desenvolvida em Python.

Blender Game Engine, Python, Robótica, simuladores
Voltar