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APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE ROBÓTICA NO ENSINO DE ÁLGEBRA LINEAR POR MEIO DO SCILAB-RTSX 1.0;

Creverson Moraes Nazário, Hugo Cardoso Silva, Kayro Souza Schembek, Nícolas de Campos Moraes, Victor Rocha Silva, Ronan Marcelo Martins;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

O presente trabalho mostra o método de ensino e aprendizado por meio do programa open source Scilab 5.5.2 em conjunto com o Robotic Tools for Scilab/Xcos (RTSX 1.0), comandos específicos para o estudo da robótica industrial, como método de apoio ao ensino e aprendizagem associada a disciplina de Álgebra Linear. Esta estratégia teve origem na disciplina de Robótica que culminou na preparação de oficinas pelo PET AutoNet/IFMT com o objetivo de motivar e fornecer autonomia aos alunos para a construção do auto aprendizado no início do curso de Engenharia. Dentre os vários recursos que o Scilab-RTSX 1.0 oferece, esse artigo artigo delimita ao método de Denavit-Hartenberg (DH) utilizado no estudo de cinemática dos robôs industriais. Não é intenção detalhar o método DH, mas usar os resultados oriundos do mesmo de maneira que o entendimento da estratégia seja o mais amplo possível, possibilitando, por exemplo, que os professores da disciplina de Álgebra Linear possa utilizar o conteúdo desse artigo em suas aulas. Embora qualquer outra concepção de robô industrial seja possível com Scilab-RTSX 1.0, nesse artigo utilizamos o Robô Cilíndrico nos estudos de casos.

Robótica Industrial, Scilab-RSTX 1;0, Robô Cilíndrico, Álgebra Linear.
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