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Artigo


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ANÁLISE DO PERFIL DO VESTIBULANDO DA REDE PÚBLICA E PRIVADA E SUA RELAÇÃO COM O CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFPA;

Marcelo Lucas Souza Silva, Daniele dos Reis Soares, Laura Sodré Figueiredo, Gianfranco de Mello Stieven, Hebem Gabriel Arero Santos Sousa, ALEXANDRE SALDANHA DO NASCIMENTO;

COBENGE17

[5] 05. Indissociabilidade entre a tríade ensino, pesquisa e extensão

[17] 05.1. Experiência dos grupos PET e afins

O maior desafio enfrentado pelo estudante no fim de seus estudos regulares é, indubitavelmente, a escolha de um curso superior e ingresso em alguma instituição pública. Com o objetivo de esclarecer dúvidas e incentivar a adesão ao curso de Engenharia Mecânica, o grupo do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Mecânica (PETMEC) participou em 2015 da XVII Feira Vocacional da Universidade Federal do Pará (FEIVEST), na qual os participantes - estudantes de escolas públicas e particulares -, por meio de um questionário, foram objeto de um estudo com o objetivo de registrar e analisar o perfil social e educacional dos candidatos ao curso, assim como o papel das escolas no incentivo à entrada no ensino superior e a influência de outros fatores que permeiam a decisão dos candidatos, como status, interferência familiar, preconceito e problemas com o ensino de base de matérias na área de exatas. Com base nos questionários, percebeu-se que o principal desafio que os candidatos enfrentam quando se deparam com o vestibular de Engenharia Mecânica é sua falta de base nas matérias introdutórias do curso, como matemática, física e química. Fatores familiares foram bastante presentes no questionário, assim como a grande negligência, por parte das escolas públicas, de ilustrar e vislumbrar em seus alunos o ingresso em instituições públicas.

Feira vocacional, Engenharia Mecânica, ensino superior
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