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ANÁLISE E PROPOSTA DE ENSAIOS PRÁTICOS COMO COMPLEMENTO AO ENSINO DE PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO;

Janayna Kirley Moura Martins, Benedito Mesley Lima Portela, Ângelo Marcílio Marques dos Santos, Juan Carlos Peqqueña Suni;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

Este artigo aborda os problemas inerentes ao ensino de proteção de sistemas de energia elétrica e a proposta de inserção de ensaios práticos na disciplina de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência associados ao programa de graduação em Engenharia Elétrica do campus Sobral da Universidade Federal do Ceará. O primeiro e mais difícil obstáculo são laboratórios devidamente implementados, devido ao alto custo de relés e malas de testes e/ou simuladores em tempo real. Outro obstáculo são as disciplinas teóricas necessárias, como Estabilidade de Sistemas de Energia. Geralmente, alunos de graduação só têm como disciplinas obrigatórias Controle Clássico ou Dinâmico, Números complexos e Álgebra Linear. Por isso que, na maioria dos casos, o ensino de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência é ministrado no somente nível de pós-graduação ou através de seminários. Sem uma base teórica dos conceitos de relés de proteção, os testes de relés de proteção são muito prescritivos e com ensaios práticos no campo ou no laboratório se contribui na motivação e interesse dos alunos no curso, além de complementar os conhecimentos adquiridos da parte teórica.

Proteção de sistemas elétricos, Ensaios práticos, Engenharia elétrica.
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