660
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO;
LARISSA THAIS PEREIRA, LISIANE FERNANDES DE CARVALHO;
COBENGE17
[4] 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia
[13] 04.1. Iniciativas de formação
A docência no ensino superior requer do professor domínio de conhecimentos, profissionalismo e formação pedagógica. O estágio de docência é uma prática realizada nos cursos de pós-graduação que objetiva auxiliar no desenvolvimento pedagógico do pós-graduando, geralmente, o ponto mais carente dos professores universitários. Nesta prática o pós-graduando vivencia à docência no ensino superior, compreendendo a realidade profissional de ensinar. O presente trabalho teve por objetivo verificar a opinião dos estudantes da disciplina de Engenharia Bioquímica I (2017/1), do curso de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau (FURB) frente a realização de estágio de docência na disciplina. Como metodologia, um questionário contendo 12 questões foi aplicado. Após o tratamento dos dados foi possível constatar como esta prática é difundida no curso, sua grande aceitabilidade, seu auxilio no desenvolvimento dos conteúdos e atividades e como a mesma proporciona uma interação entre estudantes de diferentes níveis de escolaridade. Verifica-se, ainda, a compreensão da importância por parte dos estudantes da realização desta prática pelos alunos de pós-graduação
Estágio, docência, universidade