Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


650

Desenvolvimento de módulos didáticos e aplicações para ensino e pesquisa de acionamentos de máquina e automação.;

Frank Brunno da Costa Gouveia, Edgard Luiz Lopes Fabricio, Alvaro de Medeiros Maciel;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[4] 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

Frequentemente, limitações na disponibilidade de equipamentos nos laboratórios levam alunos a compartilharem as unidades existentes. Esse fator contribui para que as aulas demandem elevado período de tempo para serem concluídas ou sejam fragmentadas em vários dias, dificultando assim o aprendizado. Visando amenizar esses aspectos, este trabalho apresenta o desenvolvimento e a descrição de módulos didáticos e guias práticos para auxiliar o ensino e estudo de controladores lógicos programáveis (CLPs), acionamentos elétricos e automação nos cursos de nível médio e superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Esses módulos apresentam as características de fácil manuseio e montagem, flexibilidade em aplicações e configurações, custo reduzido e boa interatividade com os usuários. Quando utilizados em conjunto com bancadas didáticas de laboratórios, facilitam a simulação de situações e/ou problemas comuns na indústria e auxiliam atividades práticas que envolvam conexões elétricas para acionamentos, programação e controle de máquinas elétricas. O primeiro módulo utiliza o microcontrolador programável CLIC-02 e o último, o inversor de frequência CFW-10, provenientes do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da WEG, que busca promover a cultura da inovação e estimular a pesquisa científica.

Módulos didáticos, CLPs, Inversores de frequência, Guias práticos.
Voltar