65
ESTÃO OS GRADUANDOS DE ENGENHARIA PREPARADOS PARA REALIZAR UM CURSO À DISTÂNCIA?;
PAULETE FRIDMAN SCHWETZ, FRANCIELE ANDRETTA, RODRIGO DE PAULI SAMPAIO;
COBENGE17
[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia
[24] 07.1. Formação mediada por tecnologia
O objetivo deste trabalho é verificar o preparo de estudantes de engenharia para aprender através do ensino à distância (EaD). Um modelo pedagógico diferenciado foi criado e desenvolvido em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com o intuito de ensinar a utilização da ferramenta computacional AutoCAD 2D. O curso foi realizado por três grupos distintos, compostos por alunos de graduação em Engenharia, que não tinham conhecimento prévio do programa computacional. Após o término do curso, os alunos realizaram um trabalho avaliativo presencial e um questionário anônimo de auto-avaliação. Os resultados obtidos com o Grupo 1 mostraram um despreparo dos alunos para realizar um curso EaD. A partir dos resultados obtidos com o Grupo 1, optou-se por elaborar um tutorial com orientações para a realização de um curso à distância e disponibilizá-lo ao Grupo 2, antes do início do curso. Os resultados mostraram uma evolução dos alunos, quando comparados ao Grupo 1. No Grupo 3, com o objetivo de incentivar a interação entre os alunos e melhorar sua comunicação com a equipe de tutores e professor, foi criado um grupo privado na rede social Facebook. Os estudantes desse grupo também receberam o tutorial disponibilizado para o Grupo 2. Nesse grupo, observou-se um aumento na comunicação entre seus membros. Assim, pode-se concluir que, para o sucesso de um curso à distância, é necessário, além de desenvolver novos modelos pedagógicos, a preparação dos alunos para o uso desta nova proposta pedagógica, para que os mesmos possam usar todo o seu potencial para a construção de seu conhecimento.
Educação à Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, AutoCAD 2D