COBENGE17
[2] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia
[7] 02.3. ENADE e Avaliação de Cursos
O ensino superior no Brasil passa continuamente por avaliações que buscam retratar a qualidade do ensino dos cursos de graduação. Atualmente, nestes cursos, são calculados indicadores de qualidade, sendo um destes o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O ENADE é aplicado para uma mesma área de concentração com periodicidade trienal, sendo que os cursos de Engenharia Civil do Brasil já passaram por quatro avaliações do ENADE e no ano de 2017 acontecerá a quinta avaliação por meio deste exame. Dessa forma, algumas instituições de ensino desenvolvem ações para instruir o estudante quanto à importância do ENADE para a vida acadêmica e profissional do mesmo e as consequências dos resultados, sejam estes positivos ou negativos. Com isto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, por meio de análise documental com abordagem quantitativa, a partir de uma ação de extensão em um curso de Engenharia Civil de uma instituição privada de ensino na cidade de Manaus. O objetivo da pesquisa é analisar os resultados de um simulado aplicado a estudantes do oitavo ao décimo período do curso, que participaram voluntariamente desta atividade de extensão. A partir da análise do simulado, obteve-se a média de desempenho nas questões objetivas para os 22 participantes, que se comparado com a média regional e nacional do ENADE 2014 está muito próximo. Portanto, é possível fazer um diagnóstico das principais fragilidades encontradas na aprendizagem e traçar estratégias para que o estudante selecionado para o ENADE obtenha um bom desempenho que reflita a qualidade do curso escolhido.
Avaliação, ENADE, Engenharia Civil