Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


644

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMODELAGEM E VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL DE UMA BANCADA DIDÁTICA MODULAR PARA ENSINO DE DINÂMICA DE FLUIDOS EM CURSOS DE ENGENHARIA;

Carla Luiza Rannov, Antonio Carlos Valdiero, Ben Hur Ribas Maciel, Odmartan Ribas Maciel, Giovani Prates Bisso Dambroz, Saul Vione Winik, Luiz Antonio Rasia;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

A utilização de uma metodologia tradicional de ensino sem vínculo direto à aplicação prática do conteúdo pode acarretar a falta de interesse do aluno e a aprendizagem superficial utilizada apenas para aprovação. O objetivo do presente trabalho é conciliar a práxis no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo básico de dinâmica do fluídos, por meio de uma bancada didática modular que permita a observação do fenômeno, a formulação do modelo matemático que descreve o comportamento, a simulação computacional e a validação experimental de um fluido líquido que escoa de um tanque. A bancada didática modular para ensino de dinâmica dos fluidos constitui-se de uma estrutura básica e barata composta de um reservatório com orifício de saída que pode agregar diversos módulos complementares, tais como o de instrumentação para medição automática, experimentação de Reynolds, ensaio de turbina hidráulica e ensaio de força hidrostática. A metodologia utilizada baseia-se na realização de teste experimental, na simulação computacional de modelos propostos e na análise comparativa dos resultados. Os parâmetros utilizados no modelo matemático são determinados a partir da bancada didática. Como resultados, tem-se a identificação experimental, as modificações do modelo e sua validação. Conclui-se que o presente estudo pode servir didaticamente como exemplo das etapas fundamentais de modelagem matemática de problemas reais utilizando a dinâmica dos fluídos em situações práticas, nas mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a engenharia.

Educação em Engenharia, Mecânica dos Fluidos, Dinâmica da Altura de um Fluido, Relação Teoria-Prática.
Voltar