Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


643

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE CONTROLE DE NÍVEL NO ÂMBITO DIDÁTICO COMO FORMA DE COMPLEMENTO AO ESTUDO DA TEORIA DE CONTROLE MODERNO;

Victor Rocha Silva, José Marcelo Gracioli Vilas Boas, Creverson Moraes Nazário, Robson Rogerio Dutra Pereira, Ronan Marcelo Martins;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[4] 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

Este artigo apresenta o projeto e o desenvolvimento de uma planta de controle envolvendo controle de nível usando PID, haja visto que a mesma é de uso muito comum nas indústrias. A motivação do projeto teve como premissa a tentativa de criar um método facilitador de ensino e aprendizagem na área de sistema de controle de maneira didática em decorrência do fato de que o estudo da teoria moderna de controle em cursos de graduação em Engenharia, geralmente, possui um foco teórico e com pouca ênfase na parte prática de desenvolvimento de sistemas de controle em aplicações reais. Para assegurar a melhoria na relação teoria/prática, o presente artigo mostra a implementação do referido sistema de controle de maneira simples e com baixo custo, R$197,46 é o custo total, permitindo a sua reprodução em sala de aula e/ou em qualquer outro lugar. Essa estratégia pedagógica resultou num instrumento facilitador ao aluno para a sua compreensão da interdisciplinaridade do sistema de controle, conciliando a teoria e a prática, pois a planta desenvolvida integra os conhecimentos da teoria de controle moderno com outros temas, tais como, microcontroladores, instrumentação industrial e eletrônica de potência.

Controle, Instrumentação Industrial, Microcontroladores, Ensino, Interdisciplinaridade.
Voltar