Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


638

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMULTILETRAMENTOS NO ENSINO SUPERIOR EM ENGENHARIA;

Giovanna Mascaranhas de Souza Godoi Soares, Rafaela Nadiele Silva, Rosângela Aparecida dos Santos, Beatriz Gaydeczka;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Diante dos desafios da produção textual de gêneros acadêmicos nos cursos de engenharia no Brasil, este artigo apresenta as questões problemas e o referencial teórico que embasa um projeto que visa criar um protótipo didático de leitura crítica, análise e produção de textos acadêmicos, que promova atividades interativas em pares e possa ser acessado por tecnologias digitais. Do ponto de vista teórico, busca-se a convergência de abordagens tais como a perspectiva de criação de protótipos didáticos para ambientes digitais, tal como trata Rojo (2009), a mudança da cultura da aula promovida por metodologias como o "peer instruction" desenvolvido por Mazur (1997) e a produção de sequências didáticas para aprendizagem de gêneros acadêmicos. Esta fundamentação busca articular estratégias didáticas em suporte digital e com atividades dinâmicas de leitura e produção de gêneros acadêmicos, diferentemente do que se encontra em livros de metodologia científica e de redação técnica que, raramente, trazem como exemplo o discurso da esfera das engenharias. Além disso, espera-se que as experiências com os recursos tecnológicos a serem desenvolvidas com os cursos de graduação em engenharia, possam ser adaptadas por outras disciplinas, a fim de privilegiar na formação superior aprendizagens significativas e voltadas para a resolução de problemas.

Protótipo didático, Produção de textos científicos, Multiletramentos, Mídias digitais.
Voltar