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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSISTEMAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA;

Ingrid Andrade Reis, Lucas Malacarne Astore, Barbara Nogueira Cesar Martins, Carla César Martins Cunha, PAULO JOSÉ MELLO MENEGÁZ, Rosane Bodart Soares;

COBENGE17

[2] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[7] 02.3. ENADE e Avaliação de Cursos

Esta pesquisa consiste em análise comparativa de caráter qualitativo dos sistemas de avaliação do ensino superior em países da América Latina. No contexto de integração da América Latina e internacionalização da educação superior, a pesquisa justifica-se pela necessidade de se identificar quais esforços têm sido feitos para a melhoria da qualidade educacional e, principalmente, para se avaliar o grau de compatibilidade entre os sistemas educacionais e avaliativos. O objetivo foi verificar traços comuns e dissonâncias entre os países selecionados quanto à regulação e estrutura do sistema avaliativo (marcos legais, organismos responsáveis e suas respectivas funções, grau de centralização do processo no Estado, periodicidade, obrigatoriedade, grau de abrangência com relação a instituições públicas e privadas) e quanto ao processo avaliativo em si (objeto, instrumento, etapas, foco na instituição ou no curso, e enfoque qualitativo ou quantitativo). Concluiu-se que, como regra geral, o Ensino Superior e sua avaliação estão regulados por leis específicas com várias afinidades terminológicas, além de consistir num processo centralizado, planejado e executado por órgão competente em nível nacional vinculado ao Ministério da Educação. Na maioria dos casos o processo engloba instituições de ensino superior públicas e privadas e são realizadas avaliações internas e externas, o que denota uma preocupação com a participação da comunidade acadêmica no processo avaliativo.

Sistemas de avaliação, Ensino superior, América Latina.
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