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AS DIFICULDADES DO ENGENHEIRO PROFESSOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE;
JHONNES ALBERTO VAZ;
COBENGE17
[4] 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia
[13] 04.1. Iniciativas de formação
Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado concluída no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos, na Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente e que tem, como objeto de estudo, a construção da profissionalidade docente do engenheiro professor. Este trabalho traz um recorte dessa pesquisa e centra nas dificuldades encontradas pelo engenheiro professor no processo de construção da profissionalidade, com o objetivo de compreender como essas dificuldades influencia neste processo. Baseado em conceitos sobre a formação do professor do Ensino Superior, identidade e profissionalidade docente de Pimenta e Anastasiou, Contreras, Gaeta e Masetto e Marcelo García, além dos trabalhos da área da Educação em Engenharia sobre as mesmas temáticas, este trabalho de abordagem qualitativa utilizou, como procedimento metodológico, entrevistas semiestruturadas com três engenheiros professores de uma Universidade Pública brasileira, buscando estabelecer um diálogo entre os relatos desses professores com a teoria. Os relatos dos professores, assim como a teoria, mostraram que, na maioria dos casos, a formação do engenheiro professor ainda é um processo de formação com a experiência, e por isso muitas dificuldades são encontradas nesse processo e que a formação continuada tende a ajudar a dirimir essas dificuldades e por isso deve ser valorizada, e bem como a valorização do trabalho coletivo, valorização do trabalho docente, entre outros fatores influenciam na construção da profissionalidade docente do engenheiro professor.
Docência, Educação em Engenharia, Profissionalidade, Dificuldades