629
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE DESENHO TÉCNICO NO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL;
JULIANA DE AMORIM PIRES CAMPOS, MATHEUS DE ALMEIDA NOBRE, DEBORA CARLA B DE SOUSA, LALDIANE DE SOUZA PINHEIRO;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas
O desenho técnico faz parte dos diversos cursos de graduação em Engenharia e Tecnologia em todo o país e visa a promoção de habilidades motoras, a capacidade de raciocínio geométrico e o desenvolvimento da visão espacial aos futuros profissionais, através do ensino dos princípios e fundamentos da geometria descritiva. O desenvolvimento da disciplina de Expressão Gráfica ocorre através do manuseio do instrumental de desenho somado ao desenho auxiliado por computador (CAD - Computer Aided Design), onde acredita-se que, através do desenho manual com uso de instrumentos ocorre uma melhor visualização do traçado e segurança no desenho projetado. Assim, no computador, poderá visualizar um desenho mais dinâmico. O objetivo desse trabalho foi demonstrar a relevância da prática de desenhos projetivos manuais e sua associação com o aprendizado de softwares de CAD na visualização e aplicação dos mesmos, para uma maior compreensão e utilização no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Foram desenvolvidos vários desenhos em projeções cilíndricas ortogonais e perspectivas isométricas com a utilização de comandos básicos do software utilizado. O trabalho executado estabeleceu a relação entre as formas de representação gráfica aliada à visão espacial dos diversos objetos pertinentes aos projetos ambientais. Pode-se observar que a aplicabilidade dos comandos mais usuais do software AutoCAD em desenhos elaborados em sala de aula, levou os alunos a terem uma maior compreensão e visibilidade das estruturas, peças, processos utilizados na área ambiental.
Expressão gráfica, Metodologia de ensino, AutoCAD, Desenhos Projetivos, Engenharia Ambiental e Sanitária